quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Noticias esportivas.

Entrevista exclusiva de Andrés Iniesta.
 SB: O 2010 vai ser sempre definido por ganhar a Copa do Mundo. E ainda por um tempo parecia que você não pôde fazê-lo em tudo. Você pegou uma lesão pouco antes do torneio. Essas devem ter sido tempos difíceis?

AI: Muito difícil. Essa última lesão foi o momento mais difícil do ano, talvez até da minha carreira até agora. Isso foi difícil de tratar: saber que havia uma Copa do Mundo e que o tempo foi passando.
 

SB: Você fez isso ... mas a Copa do Mundo não começou da maneira que se imaginava.

 GB: Não. Nós não esperávamos isso, ninguém o fez. Você tem que começar com uma vitória e não havia tanta expectativa que foi um verdadeiro choque de perder o jogo de abertura. Difícil também. A coisa boa é que fomos capazes de transformá-lo redondo. Foi difícil, mas é claro que tudo terminou da melhor maneira possível. Quando você começar com uma derrota na Copa do Mundo tudo é mais difícil: você não pode cometer nenhum erro, você tem que ganhar todos os jogos, há um monte de responsabilidade.


SB: A pressão deve ter sido intensa.

  AI: Eu não chamaria isso de pressão, mas tínhamos a responsabilidade de saber que nós não poderíamos até mesmo chamar um jogo. Normalmente, você ganha o primeiro jogo e isso leva o calor fora. Você pode então entrar em cada jogo relativamente tranqüilo. Nossa situação era a oposta. Sabíamos que tínhamos de acertar tudo. Foi uma situação bastante incomum para encontrar-nos, normalmente você tem margem de erro e não o fizemos. Mas nós respondemos bem.


 SB: Houve um momento no torneio, quando você pensou: nós podemos vencer essa? Com o pênalti contra o Paraguai, talvez? Ou cabeçalho Puyol contra a Alemanha? Ou você nunca pensar assim até que aconteceu?


GB: Houve muitos momentos, muitos pontos de viragem. Nós estávamos no limite todo o caminho, mas nós mantivemos a superação dos obstáculos. Contra o Chile, por exemplo, no primeiro turno, nós tivemos que ganhar custe o que custar.

Nós estávamos no limite, à beira, todo o caminho. Olhando para trás, não havia tantos momentos que poderiam ter sido pontos de viragem, mas no momento não me sinto assim. Eu acho que o sentimento na mente de todos era sempre a mesma. Sim, foi difícil, mas eu acho que todos nós sentimos que poderíamos vencer a Copa do Mundo.

  SB: Fale um pouco sobre seu objetivo.

  AI: Não posso. É impossível expressar algo assim ... ele é único. Você vive aquele momento, mas você não pode articular o que você sente ou o que você passar. Se eu dissesse que você sabe como era, assim, seria inútil - que teria nenhuma semelhança nua em tudo o que aquele momento foi realmente. Havia tantos pensamentos e emoções. Foi incrível. Era impossível imaginar que tudo iria acontecer assim. Eu nunca imaginei que eu jamais teria experimentado o que eu fiz.

 SB: O que você estava pensando quando a bola caiu para você? O que passou pela sua cabeça?

 
AI: Quando eu comecei a passar eu estava pensando: tenho de pontuação. Eu sei onde vou colocá-lo, mais ou menos. O panorama era clara. Você sabe o que está na frente de você, sua mente é clara: você está focada em onde você está, onde o objetivo é ... e nada mais. Eu ainda estava e eu só esperava que a bola cair.

 
SB: Você foi um golo muito popular. A toda a Espanha gosta de você, até mesmo os torcedores do Real Madrid.

 
IA: Sim, eu sempre disse que me sinto muito amada e respeitada por todos. Isso é um sentimento verdadeiramente especiais, para pessoas para mostrar-lhe que o afeto é perfeito. Isso é quase mais importante do que qualquer um dos títulos. É importante que as pessoas valorizam o que você faz, que você é e qual a mensagem é transmitida, a sua personagem como uma pessoa.
SB: Na Inglaterra, ainda falamos em voz baixa sobre a Copa de 1966 - 44 anos depois. Você percebe que você tem alcançado? Você percebe que em quarenta e quatro anos de tempo o seu objectivo continua a ser a meta?

 
AI: Eu estou certo que os povos ainda vai estar falando sobre isso, mesmo quando os anos passam. É a história, faz parte da lenda. É uma sensação estranha, mas muito bom também. Para saber que os anos passam e Espanha vai sempre, sempre estar entre os times que ganharam é que as pessoas vão lembrar a nossa equipe eo que fizemos.

 SB: Você ganhou o Euro 2008 também. É esta equipa Espanha uma época definição lado? É a melhor geração de sempre?

  AI: Bem, é uma geração muito boa e que a importância que ganhar os dois títulos foi infundido com enorme significado. A Espanha sempre teve jogadores muito bons, mas agora

sucesso, acrescenta a esta, dando a esta geração de valor.


SB: Se a Espanha tiveram bons jogadores no passado, por que não ganhar nada. O que torna esta geração diferente?

GB: Quem sabe? Sinceramente, não ... muitos fatores que eu tenho certeza. Mas, sim, é verdade que é uma geração muito grande.

No passado, a Espanha sempre foi mandado para casa mais cedo, não desta vez e que tem que ser baixo, em parte, a uma grande geração de jogadores.

  SB: O mesmo pode ser dito sobre o Barcelona? É este o melhor time do Barcelona sempre?

  AI: Não sei ainda. Como o passar dos anos as pessoas vão ver e ser capaz de fazer um julgamento. Espero que ele ainda não acabou, e eu espero que nós possamos adicionar ao nosso caso.

Nós passamos os últimos anos, ganhando títulos e temos que continuar fazendo isso. Uma coisa é certa: estamos a jogar muito, muito bem.

 SB: E jogando em um modo muito específico de Barcelona, que o distingue dos outros times. Esse é outro tipo de futebol? Mudou o jogo?

AI: Não para nós. Estamos falando de um tipo de futebol que sempre tentou jogar.

A diferença agora é que, porque estamos a ganhar as coisas, o nosso estilo ganhou respeito e prestígio. Barcelona foram sempre comprometidos com essa abordagem. Agora, ele está sendo reconhecido em outros lugares também.

SB: Qual a importância de Pep Guardiola em tudo isso?

AI: Ele é a figura central. Ele veio exatamente no momento em que precisávamos, e ele é a razão que conseguimos o que temos. O treinador é fundamental para nós. Ele veio através de La Masia, ele nos conhece, nos entende.

SB: Você tem um inimigo formidável no Real Madrid - a equipa mais cara da história ...

AI: Nossos sentimentos são bons. Mas eles são os mesmos que foram desde o início. Nosso objetivo é fazer o melhor que podemos e lutar por tudo. Estamos jogando bem, temos fé em que estamos fazendo e nós estamos esperançosos.

SB: mais para vir de você pessoalmente?

IA: Sim, muito mais. Eu me sinto muito afiado. Quero melhorar e continuar a provar coisas. Eu quero continuar vencendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário